EUA estão preparados para ajudar Indonésia na busca de avião desaparecido
Washington, 28 dez (EFE).- O Departamento de Estado e a Agência de Segurança de Transporte dos Estados Unidos (NTSB, sigla em inglês) ofereceram neste domingo assistência às autoridades da Indonésia na busca do avião da companhia aérea AirAsia desaparecido no sudoeste da Ilha de Bornéu.
Caso seja necessário, o Departamento de Estado e a NTSB estão dispostos a colaborar para localizar o avião, um Airbus 320-200 com 162 pessoas a bordo que desapareceu, aparentemente pelas más condições meteorológicas, enquanto cobria a rota entre a cidade indonésia de Surabaia e Cingapura.
Em sua conta no Twitter, o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, mostrou solidariedade.
“Nossos corações e esperanças estão com os passageiros e suas famílias”, escreveu o chefe da diplomacia americana.
A Indonésia, que dirige as operações de busca e resgate, suspendeu os trabalhos por falta de iluminação até amanhã de manhã.
Um funcionário da Agência Nacional de Busca e Resgate declarou ao jornal indonésio “The Jakarta Post” que acreditam que a aeronave caiu a 03.22.46 latitude Sul e 108.50.07 longitude Leste, no Mar de Java.
O voo QZ8501, da companhia aérea malaia de baixo custo AirAsia, tinha previsão de chegada a Cingapura às 8h30 (horário local) após ter decolado de Surabaia às 5h20 (horário local).
O avião tem 155 passageiros, incluídos 16 menores e um bebê, e uma tripulação de sete pessoas formada por um piloto, um copiloto e cinco auxiliares de voo.
Um porta-voz do Ministério de Transporte da Indonésia, J.A. Barata, informou que o piloto pediu permissão às 6h12 (horário local) para subir dos 32 mil pés de altitude para os 38 mil (de 9.760 a 11.590 metros) devido ao mau tempo. Poucos minutos depois, a comunicação como o voo QZ8501 foi perdida. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.