EUA fazem nova rodada de bombardeios aéreos sobre o Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 08/08/2014 18h25

Washington, 8 ago (EFE).- Os Estados Unidos fizeram nesta sexta-feira uma nova rodada de bombardeios aéreos perto da cidade de Erbil, no norte do Iraque, contra as forças do Estado Islâmico (EI), informou o Pentágono em comunicado.

“O exército dos EUA continuou atacando hoje alvos do EI perto de Erbil, com dois ataques aéreos adicionais para ajudar a defender a cidade na qual funcionários do governo americano ajudam o governo do Iraque”, disse o porta-voz do Pentágono, o contra-almirante John Kirby, em comunicado.

Pouco depois das 14h GMT (11h de Brasília), “aviões pilotados remotamente atacaram uma posição terrorista de lançamento de morteiros. Quando os combatentes do EI retornaram ao local, momentos mais tarde, os terroristas foram atacados de novo e eliminados com sucesso”, disse o comunicado.

Kirby afirmou que por volta das 15h20 GMT, quatro aviões F/A 18 também atacaram com sucesso um comboio de sete veículos e uma posição de morteiros perto de Erbil.

O porta-voz do Pentágono disse que foram lançadas oito bombas dirigidas por laser contra as posições jihadistas, e com isso “se neutralizou a posição de lançamento de morteiros e o comboio”.

Os bombardeios aéreos ocorreram após, na noite de ontem, o presidente Barack Obama ter autorizado ataques “seletivos” contra posições dos rebeldes jihadistas.

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse hoje que Obama “autorizou ataques militares que ajudem as forças curdas a afastar os militantes que atacam” as minorias étnicas e religiosas no norte do Iraque, mas destacou que as tropas dos Estados Unidos não retornarão ao combate no Iraque. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.