EUA iniciam contatos para esclarecer detenção de americano na Coreia do Norte

  • Por Agencia EFE
  • 25/04/2014 21h19

Washington, 25 abr (EFE).- Os Estados Unidos estão em contato com a embaixada sueca na Coreia do Norte para esclarecer a suposta detenção de um cidadão americano de 24 anos que tentava buscar asilo no país asiático.

Segundo informações da agência estatal norte-coreana “KCNA”, o regime local mantém Miller Matthew Todd, um turista americano de 24 anos que supostamente pediu asilo, detido desde o último dia 10.

A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Jen Psaki, não quis confirmar ou dar detalhes do andamento das conversas sobre o caso pela necessidade de proteger a privacidade do jovem.

“Estivemos em contato com a embaixada da Suécia”, limitou-se a porta-voz, que lembrou que a legação sueca atua de mediadora diplomática junto ao regime de Kim Jong-un.

A detenção de um turista estrangeiro na Coreia do Norte seria a terceira nos últimos seis meses e é publicada coincidentemente durante uma visita do presidente americano, Barack Obama, visita a Coreia do Sul, como segundo parada de sua viagem pela Ásia.

Em entrevista coletiva com a presidente sul-coreana Park Geun-hye, Obama reiterou que manterá sua cooperação com Seul para fazer frente ao que chamou de provocações de Pyongyang. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.