EUA libertam três espiões cubanos em troca por oficial da inteligência

  • Por Agencia EFE
  • 17/12/2014 15h10

O governo do presidente Barack Obama libertou os últimos três espiões cubanos que faziam parte do grupo conhecido como “Los cinco”, que cumpriam pena nos Estados Unidos, em troca de um oficial da inteligência americana preso há quase 20 anos em Cuba, segundo informaram funcionários da Casa Branca.

Em uma conferência telefônica com jornalistas, os funcionários, que pediram para não ser identificados, explicaram que os três espiões libertados, Gerardo Hernández, Ramón Labañino e Antonio Guerrero, já estão retornando a Cuba, sem oferecer mais detalhes.

Além disso, detalharam que a libertação do funcionário terceirizado do governo americano, Alan Gross, preso em Havana desde 2009 e também anunciada hoje, não aconteceu em troca desses três espiões, mas “por razões humanitárias” após um acordo com o governo cubano.

Considerados “heróis” e “lutadores antiterroristas” em Cuba, os espiões foram detidos em 1998 quando o FBI (polícia federal americana) desmantelou a rede de espionagem cubana “Vespa”, que atuava no sul da Flórida.

Todos admitiram que eram agentes “não declarados” de Havana nos EUA, mas alegaram que espionavam “grupos terroristas de exilados” que conspiravam contra o então presidente Fidel Castro, e não o Executivo americano.

René González e Fernando González já tinham sido libertados após completar suas penas, enquanto os outros três permaneciam na prisão até hoje.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.