EUA mobilizarão quatro caças F-22 na Europa como apoio à Otan
Washington, 24 ago (EFE).- O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira que mobilizará caças invisíveis a radares F-22 na Europa, como parte do plano de apoio à Aliança Atlântica anunciado no ano passado devido ao intervencionismo russo na Ucrânia.
A secretária da Força Aérea, Deborah James, informou hoje em entrevista coletiva que o Pentágono disponibilizará até quatro desses caças de última geração.
Por motivos de segurança, James não especificou onde e quando os caças F-22 serão mobilizados. A iniciativa é mais um passo no maior compromisso dos EUA para reforçar os aliados da Otan, especialmente na Europa Oriental, após o apoio militar da Rússia aos separatistas na Ucrânia e a anexação da península da Crimeia.
Os EUA anunciaram em junho do ano passado um aumento do número de soldados e material militar, assim como mais manobras conjuntas, para demonstrar seu compromisso com os parceiros nas fronteiras orientais da Otan.
Em junho, os EUA também anunciaram a mobilização de tanques e peças de artilharia nas repúblicas bálticas, um dos movimentos mais importantes contra a Rússia desde a Guerra Fria.
Os caças F-22 foram utilizados pela primeira vez em combate real durante os bombardeios contra posições do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.