EUA pedem à Rússia cumprimento pleno de acordo de cessar-fogo na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 02/03/2015 12h11

Genebra, 2 mar (EFE).- O secretário de Estado americano, John Kerry, transmitiu neste domingo ao ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, a urgência de que os dirigentes russos e os líderes separatistas no leste da Ucrânia contribuam para o cumprimento pleno do acordo de cessar-fogo.

“Ainda não há um cessar-fogo completo”, recalcou o chefe da diplomacia americana em entrevista coletiva em Genebra, onde horas antes se reuniu com seu colega russo.

“Nossa esperança é que nas próximas horas, definitivamente não além de dias, (o acordo) seja cumprido completamente”, acrescentou.

Kerry explicou que, em sua conversa com Lavrov, reiterou “a urgência de que os líderes russos e separatistas apoiem a implementação de todas os compromissos do Acordo de Minsk, em todos os lugares, inclusive em Debaltsevo, fora de Mariupol e em outras áreas estratégicas”.

Debaltsevo, na região de Donetsk, é a última cidade tomada pelos separatistas, dias depois da entrada em vigor do último cessar-fogo, em 15 de fevereiro.

Kerry também enfatizou que, se continuarem os descumprimentos do acordo e persistirem situações “como a de não saber para onde (os separatistas) estão movimentando seu armamento pesado”, então haverá “inevitáveis consequências” para a economia russa.

O americano assegurou que as sanções econômicas dos EUA e da União Europa contra a Rússia tiveram um “profundo impacto” em sua economia, como o fato de que o rublo tenha sofrido uma desvalorização próxima a 50%, que US$ 151 bilhões de capitais tenham abandonado Rússia e que seus bônus tenham uma das piores qualificações de risco.

Além disso, acrescenta Kerry, as projeções econômicas apontam para que neste ano a Rússia entrará em recessão, tudo o que “não persuadiu o presidente (Vladimir) Putin a manter sua estratégia particular”.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.