EUA pedem que Coreia do Norte evite provocações após disparo de mísseis

  • Por Agencia EFE
  • 16/03/2014 18h43

Washington, 16 mar (EFE).- O governo dos Estados Unidos pediu neste domingo que a Coreia do Norte se abstenha de realizar “atos de provocação”, após saber que os norte-coreanos dispararam um total de 18 mísseis de curto alcance em direção ao Mar do Japão.

“Estamos cientes dos relatórios que a Coreia do Norte disparou vários mísseis no mar”, informou em comunicado a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki.

A porta-voz acrescentou que os Estados Unidos seguem “de perto” a situação na península coreana e pediu, “mais uma vez”, que a Coreia do Norte “se abstenha de realizar atos de provocação que agravem as tensões”.

Esses disparos de mísseis são considerados um protesto pelas manobras que Coreia do Sul e EUA realizam no sul da península até o próximo dia 18 de abril e que a Coreia do Norte denuncia como um teste para invadir seu território.

O teste deste domingo é o quarto desse tipo que o regime norte-coreano realiza nas últimas três semanas.

No ano passado, a Coreia do Norte realizou uma campanha de hostilidades sem precedentes, com ameaças de guerra quase diárias, sob o pretexto de sentir-se ameaçada por essas manobras anuais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.