EUA planejam treinar forças armadas ucranianas para conflito separatista

  • Por Agencia EFE
  • 13/07/2015 20h46
  • BlueSky

Washington, 13 jul (EFE).- O Pentágono está ventilando a possibilidade de começar a treinar o exército ucraniano para enfrentar os rebeldes pró-Rússia no leste da Ucrânia, indicou nesta segunda-feira o tenente-general Ben Hodges, comandante das tropas americanas na Europa.

O chefe do exército americano na Europa disse hoje em entrevista coletiva que 300 soldados americanos poderiam participar deste programa.

O plano americano é estender uma missão já existente para treinar membros da Infantaria e das forças especiais ucranianas.

Atualmente 300 oficiais americanos treinam três batalhões da Guarda Nacional da Ucrânia, vinculados ao Ministério do Interior no oeste ucraniano (longe da frente de batalha contra os separatistas).

Hodges garantiu que esse treinamento, que termina em novembro, poderia contar com uma segunda fase que ofereça formação aos militares ucranianos.

Até o momento, Estados Unidos resistiram a fornecer ajuda militar ofensiva ao exército ucraniano para combater os separatistas, apoiados pela Rússia.

EUA e os parceiros europeus temem que a Rússia reaja escalando o conflito se a ajuda militar à Ucrânia aumentar, o que por enquanto se limitou a material defensivo, como radares, aparelhos de visão noturna e veículos blindados. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.