EUA: Polêmica sobre embaixador do Irã na ONU não afetou negociações nucleares

  • Por Agencia EFE
  • 13/04/2014 16h06

Washington, 13 abr (EFE).- A embaixadora dos EUA perante a ONU, Samantha Power, assegurou neste domingo que tensão bilateral gerada pela recusa do governo americano a conceder um visto ao candidato a representante do Irã nas Nações Unidas não afetou as negociações sobre o programa nuclear iraniano.

“Tivemos conversas na semana passada. Teremos conversas do mais alto nível no próximo mês e nossos analistas estão se reunindo a cada dia. Não vimos que este assunto tenha influenciado nessas conversas de maneira alguma”, afirmou Power em entrevista à emissora “ABC News”.

Na sexta-feira, o governo dos Estados Unidos anunciou que tinha negado o visto a Hamid Abutalebí, designado pelo Irã como embaixador na ONU e a quem Washington acusa de ter participado da tomada da Embaixada americana em Teerã em 1979.

“Deixamos claro ao Irã que este candidato não é aceitável para nós. E achamos que a melhor forma de resolver este assunto é que eles retirem sua indicação e designem outra pessoa”, assinalou hoje Power.

O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, assegurou no sábado que Teerã não se pretende nomear outro embaixador na ONU e seguirá o tema “pelos mecanismos legais previstos pela Organização das Nações Unidas”.

Araqchi explicou que, “no marco do acordo sobre a sede entre as Nações Unidas e o governo anfitrião (Estados Unidos), este país deve cumprir com seus compromissos internacionais”.

Questionada a respeito, Power se limitou a indicar que os Estados Unidos levam “muito a sério suas obrigações como país anfitrião, mas uma dessas obrigações é revisar as solicitações de visto” e decidir se as concede ou não.

Com relação às conversas entre Irã e o grupo 5+1 (formado por EUA, China, Rússia, Reino Unido, França e Alemanha), Power considerou que “o que vai sobressair” nelas é “o próprio interesse do Irã em escapar das sanções econômicas” e o do Ocidente em “assegurar que o Irã não possua ou desenvolva uma arma nuclear”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.