EUA querem provas “claras e firmes” da retirada de tropas russas na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 19/05/2014 12h15

Washington, 19 mai (EFE).- O governo dos Estados Unidos disse nesta segunda-feira que dará as boas-vindas ao anúncio da Rússia, que ordenou a retirada de suas tropas desdobradas na fronteira com a Ucrânia, só se vir “provas claras e firmes” de que de fato a ação está sendo realizada.

“Se a Rússia retirar suas tropas de forma transparente e significativa, daremos as boas-vindas, mas por enquanto não vimos nenhum movimento”, disse um alto funcionário americano, que pediu anonimato, em entrevista telefônica.

“Queremos ver provas claras e firmes desse movimento (de tropas) antes de julgá-lo”, acrescentou.

O funcionário lembrou que a Rússia fez “anúncios similares no passado, concretamente no final de março, que não foram cumpridos”.

Hoje o Kremlin chamou Kiev para pôr fim imediatamente à “operação de castigo” no sudeste do país e retirar as tropas dessa região, ao mesmo tempo que ordenou o retorno a seus quartéis de suas próprias forças desdobradas na fronteira com a Ucrânia.

Segundo o Kremlin, esta decisão foi adotada devido ao “termo da fase de instrução das tropas”.

No entanto, o secretário-geral da Aliança Atlântica (Otan), Anders Fogh Rasmussen, assegurou umas horas depois que “não há nenhuma evidência” que as tropas russas desdobradas junto à fronteira ucraniana tenham começado a se retirar.

A presença de tropas russas na fronteira com a Ucrânia foi um dos fatores que EUA e a União Europeia (UE) apontaram para acusar Moscou de “desestabilizar” seu vizinho. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.