EUA reforçam apoio a grupos tribais e governo do Iraque contra Al Queda

  • Por Agencia EFE
  • 04/01/2014 20h39

Washington, 4 jan (EFE).- Os Estados Unidos reiteraram neste sábado seu apoio aos grupos tribais e ao governo iraquiano na luta contra os membros da rede terrorista Al Qaeda, que perdeu pelo menos 55 integrantes em confronto registrados hoje na província de Al-Anbar, no oeste do país.

“Estamos seguindo os eventos em Al-Anbar muito de perto e estamos preocupados pelos esforços dos terroristas da Al Qaeda – Estado Islâmico do Iraque e Levante – para fazer valer sua autoridade na Síria, assim como no Iraque”, afirmou a porta-voz do Departamento de Estado americano, Marie Harf, em comunicado.

A representante ainda acrescentou que a “barbárie contra os civis de Ramadi e Faluja e contra forças de segurança iraquianas pode ser observada por todos”.

“Estamos em contato com líderes tribais da província de Al-Anbar, que estão mostrando grande coragem em sua luta para expulsar estes grupos terroristas de suas cidades”, garantiu Harf.

A porta-voz ainda garantiu que o governo americano mantém “estreito contato” com todos os líderes políticos do Iraque, para seguir apoiando os esforços para derrotar seu “inimigo comum”.

O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, garantiu neste sábado que as forças aéreas do país não deixarão as cidades da província de Al-Anbar até que seja reestabelecida a ordem na região.

O chefe do Conselho de Salvação Iraquiana (milícias sunitas que lutam contra Al Qaeda), Ahmed Abu Risha, garantiu que uma operação militar está sendo preparada para retomar a cidade de Faluja, uma das mais importantes da região.

Grande parte da população de Faluja se deslocou para Bagdá, devido a expectativa do confronto na região, explicou a Agência Efe uma fonte dos serviços de segurança. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.