EUA ressaltam papel de “guia” do rei Juan Carlos em “transição histórica”
Washington, 2 jun (EFE).- A Casa Branca destacou nesta segunda-feira o trabalho de “guia” do rei Juan Carlos durante “a histórica transição da Espanha para a democracia”, e afirmou que “ajudou a que a democracia florescesse” no país.
“Durante seu distinto reinado, o rei Juan Carlos guiou a histórica transição da Espanha à democracia”, afirmou Patrick Ventrell, porta-voz do Conselho de Segurança da Casa Branca, em um breve comunicado enviado à Agência Efe, em reação ao anúncio da abdicação do monarca.
O alto funcionário americano ressaltou que o ao do rei Juan Carlos tornou possível “que a democracia florescesse na Espanha, permitindo ao país se transformar em um líder mundial em direitos humanos e em um incondicional aliado da Otan”.
Além disso, Ventrell sustentou que “sua liderança beneficiou não apenas a Espanha, mas toda a comunidade transatlântica”.
Por fim, a nota da presidência americana avalia “a aliança com a Espanha em um amplo número de assuntos”, e mostra sua “certeza de que continuará crescendo e se aprofundando nos próximos anos”.
O rei Juan Carlos anunciou hoje em mensagem à nação que, após quase 40 anos de reinado, decidiu abdicar em favor de seu filho, o príncipe Felipe, para “abrir uma nova etapa de esperança na qual se combinem a experiência adquirida e o impulso de uma nova geração”, segundo o próprio monarca. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.