EUA revisa PIB do segundo trimestre para cima, de 2,3% para 3,7%

  • Por Agencia EFE
  • 27/08/2015 11h39

Washington, 27 ago (EFE).- A economia dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 3,7% no segundo trimestre do ano, de acordo com o dado revisado divulgado nesta quinta-feira pelo Departamento de Comércio.

O segundo cálculo sobre o comportamento do produto interno bruto (PIB) entre abril e junho é significativamente superior aos 2,3% anunciado no primeiro cálculo, no final de julho.

O sólido crescimento revisado para a primeira economia mundial entre abril e junho, acima das previsões mais otimistas, foi dado após um moderado avanço, de apenas 0,6%, nos três primeiros meses do ano.

O Departamento de Comércio revisou para cima o consumo, o investimento, o gasto público e as exportações, o que permitiu mais otimismo sobre a evolução da economia americana.

A despesa dos consumidores, o principal impulsor do PIB americano, passou de 2,9% para estimados 3,1%.

Este segundo trimestre do ano mostrou uma importante melhora em aspectos como o investimento em estruturas (escritórios e instalações), atualizado para cima até 3,1%, e acima do retrocesso de 7,4% do primeiro trimestre.

O governo destacou que tanto as exportações como as importações melhoraram no segundo trimestre, enquanto o gasto público passou de queda de um décimo no primeiro trimestre para uma revisão para cima de 2,6% entre abril e junho.

A medida dos preços derivada do dado do PIB, observada de perto pelo Federal Reserve para estabelecer sua política monetária, se manteve sem mudanças na segunda atualização do segundo trimestre, em 2,2%.

A economia americana fechou 2014 com um crescimento de 2,2 %, após ter experimentado entre abril e setembro seu maior semestre de expansão desde meados de 2003. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.