EUA satisfeitos pelo fim dos bombardeios contra houthis no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 22/04/2015 15h17
  • BlueSky

Washington, 22 abr (EFE).- O governo dos Estados Unidos expressou nesta quarta-feira satisfação pelo final dos bombardeios da coalizão liderada pela Arábia Saudita no Iêmen e disse que agora espera o início de um processo de transição política negociado no país.

“Os Estados Unidos dão as boas-vindas à decisão do governo da Arábia Saudita e de seus parceiros de coalizão de concluir a Operação Tempestade de Firmeza no Iêmen”, disse em um comunicado a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Bernardette Meehan, em referência as quase quatro semanas de bombardeios contra os rebeldes houthis.

“Com este anúncio esperamos uma mudança das operações militares para um rápido e incondicional reatamento das negociações entre todas as partes, que permitam ao Iêmen reiniciar um processo de transição política inclusivo”, afirmou.

Meehan disse que os Estados Unidos também respaldarão o papel das Nações Unidas de facilitar as conversas e esperam o anúncio de um local para o diálogo ser realizado em um “futuro próximo”.

Ontem, a coalizão liderada pela Arábia Saudita anunciou que encerrou a operação em resposta a um “pedido do governo e do presidente do Iêmen, e após considerar que tinha alcançado seus objetivos”.

A conclusão da operação militar deu lugar hoje a outra fase da missão, batizada de “Devolução da Esperança”, que tem como objetivo “reconstruir o país”.

“Instamos todas as partes no Iêmen, em particular os houthis e os que os apoiam, a aproveitar esta oportunidade de retornar para estas negociações como parte do diálogo político”, acrescentou a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, alertou nesta terça-feira o Irã em função de sua possível ajuda aos rebeldes houthis no Iêmen, e disse que um envolvimento de Teerã dificultaria os esforços para encontrar uma solução política ao problema.

Meehan lembrou da proibição de se enviar armas para as facções que apoiam o ex-presidente Ali Abdullah Saleh, e disse que “vigiará de perto as ameaças terroristas da Al Qaeda na Península Árabe”.

“O povo iemenita merece a oportunidade de manter um debate pacífico sobre sua nova Constituição, participar de um plebiscito constitucional seguro e confiável e votar em eleições livres e justas”, acrescentou Meehan.

Apesar do anúncio da conclusão dos bombardeios, Arábia Saudita e seus parceiros de coalizão disseram que prosseguirão com “trabalhos militares contra posições houthis” enquanto considerarem necessário. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.