EUA: Senadores apresentam lei para que teles americanas possam operar em Cuba
Washington, 19 mai (EFE).- Quatro legisladores dos Estados Unidos propuseram nesta terça-feira no Senado um projeto de lei que permitiria às empresas de telecomunicações e internet americanas operarem em Cuba.
O projeto, batizado de “Lei de Progresso Digital e das Telecomunicações em Cuba” (Cuba DATA), suspenderia as atuais barreiras para que empresas como Verizon e AT&T possam operar livremente na ilha caribenha.
“Cuba é um dos países menos conectados do hemisfério ocidental, o que deixa muitos cubanos sem acesso a internet para coisas como o desenvolvimento empresarial, o debate político e as comunicações pessoais”, indicaram os promotores da lei em comunicado.
Os quatro senadores que apresentaram o projeto de lei são os democratas Tom Udall do Novo México e Dick Durbin de Illinois, junto com os republicanos Jeff Flake do Arizona e Mike Enzi de Wyoming.
“Os smartphones também são raros em Cuba e poucos cubanos que têm acesso à tecnologia móvel, estão limitados a serviços de voz e mensagens”, continuou o texto.
O grupo #CubaNow, com sede em Miami (EUA) comemorou a apresentação do projeto de lei e pediu aos legisladores americanos que o aprovem para “apoiar os cubanos em seu direito ao acesso à informação”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.