EUA suspendem exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul

  • Por Agencia EFE
  • 21/08/2015 17h58

Washington, 21 ago (EFE).- Os Estados Unidos suspenderam temporariamente nesta sexta-feira os exercícios militares anuais com a Coreia do Sul, após o aumento da tensão com a Coreia do Norte pelas trocas de tiros de artilharia entre forças de Pyongyang e Seul na fronteira entre os dois países.

Em entrevista coletiva em Washington, o secretário-adjunto de Defesa para Assuntos de Segurança na Ásia-Pacífico, David Shear, afirmou que as manobras foram suspensas de forma temporária pelas provocações norte-coreanas, para troca de informações e para “ter um bom entendimento mútuo” com os aliados de Seul.

“Suspendemos parte dos exercícios de maneira temporária para permitir que nossos comandantes pudessem coordenar com a Coreia sobre a troca de artilharia na região desmilitarizada (DMZ), mas agora continuam conforme planejado”, indicou Shear, que não especificou a duração da suspensão.

A Coreia do Sul e os EUA começaram nesta semana o maior exercício militar do verão, o Ulchi Freedom Guardian, com participação de cerca de 80 mil soldados. As manobras continuarão, como estava previsto, até a próxima sexta-feira.

Ontem, as duas Coreias trocaram tiros de artilharia na região desmilitarizada (DMZ), confronto iniciado, segundo Seul, por uma primeira rodada de disparos do Norte, respondida pelo Sul.

Através da agência oficial “KCNA”, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, condenou as ações dos “hooligans” sul-coreanos e alertou sobre o risco de uma guerra nuclear entre os dois países.

Os exercícios são criticados todos os anos pelo regime comunista de Pyongyang, que reiteradamente ameaça atacar a Coreia do Sul.

Os EUA, que mantém 28.500 soldados na Coreia do Sul, tem o poder de comandar as operações militares em Seul se for retomada a guerra contra Pyongyang. O conflito, que durou três anos, foi encerrado em 1953, após a assinatura de um armistício.

A troca de tiros elevou a tensão militar na península da Coreia em mais de dois anos, que já estava alta desde o início do mês.

No dia 4 de agosto, dois soldados sul-coreanos ficaram gravemente feridos pela explosão de três minas antipessoais nos arredores da fronteira. Seul diz que elas foram colocadas de propósito por Pyongyang. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.