EUA suspendem parcialmente o embargo de armas ao Vietnã

  • Por Agencia EFE
  • 02/10/2014 18h24

Washington, 2 out (EFE).- O governo dos Estados Unidos informou nesta quinta-feira da suspensão parcial do embargo de armas ao Vietnã para artigos de defesa relacionados com a segurança marítima do país asiático.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, informou ao seu colega vietnamita, Pham Binh Minh, durante reunião em Washington que o Departamento de Estado “tomou medidas para permitir a futura transferência de artigos de defesa relacionados com a segurança marítima do Vietnã”, informou a porta-voz, Jen Psaki.

“Esta medida apoia os esforços do Vietnã para melhorar seu domínio marítimo e sua capacidade de segurança marítima”, explicou a porta-voz.

A China mantém crescentes tensões marítimas com países vizinhos, especialmente com Japão, Filipinas e Vietnã, por causa de disputas de ilhas e águas dos mares da China Meridional e Oriental, ricas em recursos pesqueiros e energéticos (gás natural e petróleo).

Psaki assinalou que os dois chefes de relações exteriores discutiram assuntos de interesse regional como a situação no Mar do Sul da China após a reunião de ministros das Relações Exteriores da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), realizada em Bangcoc em agosto.

Psaki assinalou que a relação entre os dois países em matéria de segurança está em “constante revisão” e garantiu, sem mencionar a China, que a decisão tem a ver com o objetivo de integrar “completamente” o Vietnã nas iniciativas de segurança marítima dos Estados Unidos na região.

Kerry transmitiu ao ministro vietnamita a importância do progresso em direitos humanos no país para a própria relação bilateral, “necessário para aprofundar laços bilaterais no futuro, inclusive no que concerne a cooperação em segurança”.

As tensões entre Pequim e Hanói cresceram em meados deste ano após a mudança de duas plataformas petrolíferas perto das ilhas do arquipélago Paracel (Xisha em mandarim), disputado com o Vietnã. EFE