EUA transferem 5 presos de Guantánamo para Geórgia e Eslováquia

  • Por Agencia EFE
  • 21/11/2014 03h00

Washington, 20 nov (EFE).- O Departamento de Defesa dos Estados Unidos informou nesta quinta-feira que cinco presos do centro de detenção militar de Guantánamo, em Cuba, foram transferidos para Geórgia e Eslováquia.

Três deles, identificados como Salah Mohammed Saleh Al-Dhabi, Abdel Ghaib Ahmad Hakim e Abdul Khaled Al-Baydani foram enviados para a Geórgia, enquanto os outros dois, Hashem Bin Ali Bin Amor Sliti e Husayn Salim Muhammad Al-Mutari Yafai, foram para a Eslováquia.

Com a mudança desses cinco presos, ainda restam 143 na prisão militar, 100 a menos do que quando o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou ao governo em 2008, com o compromisso de fechar a penitenciária.

Em comunicado, o Pentágono afirmou que a decisão foi tomada depois que um grupo de especialistas de seis departamentos e agências do governo revisaram os casos dos presos, levando em conta fatores como a segurança.

“Estas transferências devem acabar”, disse, após a divulgação da mudança, o presidente do Comitê das Forças Armadas da Câmara dos Representantes, Buck McKeon.

McKeon considerou “perigosas” as ações do governo e relatou que enviou uma carta ao secretário de Defesa, Chuck Hagel, para lhe expressar sua “grande preocupação”.

“Se um único soldado perder a vida por culpa dessas transferências, teremos falhado em nosso dever com os cidadãos”, disse o responsável do Comitê em comunicado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.