Eurocâmara dá respaldo à realocação de 120 mil refugiados

  • Por Agencia EFE
  • 17/09/2015 09h20

Bruxelas, 17 set (EFE).- O parlamento Europeu (PE) respaldou nesta quinta-feira por procedimento de urgência e com grande maioria o instrumento de realocação de 120 mil refugiados proposto pela Comissão Europeia (CE) em apoio à Itália, Grécia e Hungria.

O voto, acrescentado à agenda de forma extraordinária, foi proposto na quarta-feira pelo próprio presidente da Eurocâmara, Martin Schulz, e recebeu o apoio dos grandes grupos para aumentar a pressão sobre os países da UE.

A resolução foi aprovada por 372 votos a favor, 124 contra e 54 abstenções.

Antes do voto, o primeiro vice-presidente da CE, Frans Timmermans, disse “estar muito agradecido ao parlamento Europeu por entender a urgência da situação”.

“Agora o Conselho deve atuar. É um imperativo humanitário. Não se trata de abrir todas as fronteiras, mas não podemos esquecer quem somos e nem nossos valores. Não podemos olhar para o outro lado com as pessoas perseguidas que fogem de uma situação de guerra”, acrescentou.

Entre os Estados-membros que rejeitam abertamente o sistema de cotas proposto pela Comissão figuram Hungria, República Tcheca, Eslováquia e Romênia.

A adoção formal da medida depende do Conselho da UE, onde estão representados os Estados-membros, mas só pode ocorrer uma vez que a Eurocâmara se pronunciar, que neste caso faz durante o procedimento de consulta. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.