Eurogrupo apoia adoção do euro pela Lituânia em janeiro de 2015
Luxemburgo, 19 jun (EFE).- O Eurogrupo apoiou nesta quinta-feira a adoção do euro pela Lituânia a partir de 1º de janeiro de 2015, e destacou o “impressionante” processo de convergência e o “extraordinário” ressurgimento do país após a crise.
O ministro das Finanças da Lituânia, Rimantas Sadzius, participou hoje da reunião do Eurogrupo que apresentou a análise dos relatórios de convergência da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu (BCE).
Com base nestes relatórios, os titulares econômicos da zona do euro “concordaram que o país cumpre plenamente os critérios” para adotar a moeda comum, explicou em entrevista coletiva o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.
O ministro de Finanças da Holanda qualificou de “impressionante” o processo de convergência da Lituânia para poder se transformar no 19º membro da zona do euro e do “extraordinário o ressurgimento da crise” do país báltico.
Sadzius reafirmou ao Eurogrupo o compromisso da Lituânia com políticas sólidas, com a manutenção sustentável da convergência e uma participação sem sobressaltos na zona do euro, ressaltou Dijsselbloem.
No próximo passo, o Eurogrupo enviará sua recomendação positiva ao Ecofin, a reunião que congrega todos os titulares de Economia e Finanças da União Europeia (UE) e que deve apoiar amanhã também a adoção do euro pela Lituânia.
Essa medida também será discutida na cúpula de chefes de Estado e do governo da UE na semana que vem, que deve dar o sinal verde à ampliação da zona do euro.
Se tudo seguir como o planejado, a Lituânia participará em setembro no Eurogrupo com o status de país observador, antecipou Dijsselbloem, antes de se tornar um membro de pleno direito do grupo de Estados que compartilham a moeda única. EFE
cai-mtm/cd-rsd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.