Eurogrupo recebe propostas da Grécia que podem facilitar acordo
Bruxelas, 9 jul (EFE).- A presidência do Eurogrupo recebeu nesta quinta-feira as propostas da Grécia sobre as reformas que o país está disposto a aplicar, com a expectativa de que reforcem confiança entre as partes e facilitem a definição de acordo ainda neste fim de semana.
“O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, já recebeu as novas propostas gregas”, confirmou hoje no Twitter Michel Rejns, porta-voz do também ministro de Finanças da Holanda e presidente do fórum informal que reúne os ministros de Economia e Finanças do euro.
Embora o conteúdo da proposta grega seja desconhecido, a expectativa é que partam das últimas que a Grécia pôs na mesa no final de junho, mas cubram aspectos tão delicados para o governo grego como a reforma do IVA e da previdência.
O porta-voz do governo disse acreditar em que as novas medidas apresentam à zona do euro “todas as garantias para um resultado positivo”, e que o país espera que seus sócios apresentem uma oferta para aliviar a dívida.
As medidas devem ser analisadas amanhã, sexta-feira, e discutidas no sábado de manhã pelo Grupo de Trabalho do Euro e depois pelo Eurogrupo, que se reunirá em Bruxelas às 13h (10h em Brasília).
No domingo, os chefes de Estado e de governo da zona do euro terão uma reunião às 14h, e uma segunda cúpula com todos os países-membros da UE às 16h, para ver se conseguem chegar a uma solução da questão grega de um modo ou de outro. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.