Europeus simplificam sistema de alfândegas para facilitar comércio exterior

  • Por Agencia EFE
  • 28/07/2015 09h26

Bruxelas, 28 jul (EFE).- A Comissão Europeia (CE) aprovou nesta terça-feira sua proposta para simplificar e modernizar o sistema de alfândegas integradas na União Europeia a fim de facilitar o comércio internacional, informou a entidade em comunicado.

Para isso serão harmonizados os processos de pagamento de taxas e os requisitos para conseguir as autorizações de entrada, que serão válidas em toda a UE uma vez obtidas.

Além disso, serão coordenadas as bases de dados informáticos para intercambiar informação nos vinte E oito, de modo que facilite o trabalho e persiga mais eficazmente o tráfico de produtos ilegais, assim como as atividades criminosas.

Pelas alfândegas comunitárias passa 16% do comércio mundial, o que representa mais de 2 bilhões de produtos por ano, segundo os dados do Executivo comunitário.

O comissário europeu de Assuntos Econômicos e Financeiros, Pierre Moscovici, lembrou “o papel central para o controle das fronteiras externas e o bom fluxo do comércio que têm as alfândegas exteriores”.

“Um sistema de alfândegas eficiente facilita a troca comercial e impulsiona o crescimento. Também é básico para defender a segurança dos europeus”, acrescentou.

A nova legislação é uma evolução do código unitário alfandegário aprovado em 2013 e a CE espera que possa entrar em vigor no ano que vem. EFE

  • Tags:
  • UE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.