Evo Morales considera mulheres mais inteligentes que os homens
La Paz, 2 fev (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou nesta segunda-feira que “as mulheres são mais inteligentes” do que os homens, já que ao longo dos anos ficou comprovado que as estudantes colhem melhores resultados acadêmicos.
“Não quero que os homens se incomodem, eu estou vendo (que) as mulheres são mais inteligentes (…). Me doeu como homem, mas é uma verdade”, afirmou o líder na cidade andina de El Alto durante um discurso por ocasião da inauguração do ano letivo em seu país.
Morales lembrou como, quando era dirigente sindical e o convidaram para o encerramento do ano letivo, os certificados de melhores alunos foram recebidos sobretudo pelas meninas, e também se referiu ao bônus que o governo entrega aos bacharéis com melhores qualificações, também obtido majoritariamente por meninas.
Desde que chegou ao governo em 2006, o presidente boliviano foi criticado em várias ocasiões por suas expressões machistas.
A última delas foi em janeiro durante sua tomada oficial de posse no Legislativo, onde sustentou que se as mulheres não fossem “caprichosas” e não brigassem entre elas, governariam a Bolívia porque são honestas e “mais trabalhadoras”.
Segundo Morales, a Bolívia é após Cuba o país latino-americano que mais investe em educação, um âmbito no qual confiou em seguir melhorando.
O líder apelou para a importância da educação “para a libertação e desenvolvimento do povo boliviano”, embora precisou que é necessário “avançar no conhecimento científico”, porque “ainda há uma dependência na parte tecnológica”.
O sistema educacional boliviano conta com 2,8 milhões de estudantes nos níveis de inicial, primário e ensino médio, segundo dados oficiais. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.