Evo Morales passa por cirurgia bem-sucedida em Cuba

  • Por EFE
  • 01/04/2017 14h06
Enzo de Luca / ABI Evo Morales

O presidente da Bolívia, Evo Morales, se submeteu neste sábado em Havana a uma “bem-sucedida” cirurgia na laringe para extirpar um tumor benigno. A operação, prevista inicialmente para sexta-feira, aconteceu na manhã deste sábado no Centro de Pesquisas Médicas Cirúrgicas (Cimeq) da capital cubana, segundo informação divulgada pela presidência boliviana.

Morales chegou a Cuba na quinta-feira após antecipar por recomendação médica a data da intervenção.O ministro boliviano da presidência, René Martínez, que se encontra em Havana com o líder, oferecerá mais informações sobre o estado de saúde do presidente ao longo do dia. A cirurgia, com duração estimada entre dez e quinze minutos, tinha como objetivo a extirpação de um pequeno tumor benigno da laringe e estava prevista inicialmente para 7 ou 8 de abril.

Os sinais de rouquidão de Evo Morales começaram em janeiro, quando fez um longo discurso para comemorar seus 11 anos no poder e depois se aguçaram nos prolongados discursos que faz a cada semana. O nódulo foi descoberto no começo deste mês em Cuba após ser atendido por uma disfonia, sinusite e dores de abdômen.

Desde que chegou a Cuba, não foi divulgada nenhuma imagem de Evo Morales, mas o líder se manteve ativo no Twitter, onde tanto na quinta-feira como na madrugada passada escreveu vários tweets de conteúdo político. O presidente decidiu passar pela cirurgia na ilha caribenha depois que cinco médicos de seu país não conseguiram curá-lo de uma disfonia, segundo o Executivo boliviano.

A oposição questionou o fato de o governante escolher outro país para se tratar e especialmente Cuba, onde o presidente da Venezuela, Hugo Chávez também se tratou de câncer.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.