Evo Morales recebe papa Francisco com artesanato tradicional andino
El Alto (Bolívia), 8 jul (EFE).- A dúvida sobre como o presidente da Bolívia, Evo Morales, receberia o papa Francisco foi finalmente liquidada nesta quarta-feira: o líder colocou no pescoço do pontífice uma bolsa artesanal andina, conhecida como “chuspa”, para levar folhas de coca.
Se o papa beberia mate de coca ou mascaria a folha alvo de debate inclusive durante as rodadas de imprensa do porta-voz vaticano, Federico Lombardi, anteriores à viagem do pontífice argentino pela América Latina.
No aeroporto da cidade de El Alto, uma cerimônia de boas-vindas à Bolívia repleta de cantos e trajes típicos indígenas, Morales recebeu o papa nos pés da escada do avião e colocou a “chuspa”, a bolsa artesanal andina que os indígenas quíchuas e aimaras usam para transportar coca e ajudar a combater o mal da altitude.
O mal da altitude, já que La Paz está a mais de três mil metros sobre o nível do mar e a vizinha cidade de El Alto a cerca de quatro metros, é uma das preocupações desde o início do planejamento da viagem.
No avião que o levou à Bolívia, foi oferecido mate ao séquito de Francisco e aos cerca de 65 jornalistas, entre eles a Efe, que o acompanham; outros repórteres que fazem parte do percurso papal decidiram ir diretamente para Santa Cruz, para onde o papa partirá esta noite por causa da menor altitude, por motivos de saúde.
Também Evo Morales reduziu o discurso que tinha preparado para não alongar demais a estadia de Francisco neste aeroporto.
Francisco chegou nesta quarta-feira à Bolívia para começar uma visita de três dias, sua segunda parada na tour pela América do Sul, que começou no Equador e continuará sexta-feira no Paraguai.EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.