Evo Morales vence eleições com quase 60% na reta final da apuração
La Paz, 15 out (EFE).- Com 90,08% da apuração oficial feita, o presidente da Bolívia, Evo Morales, venceu as eleições com 59,88% dos votos segundo o relatório divulgado nesta quarta-feira no site do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE).
A porcentagem é similar ao que as pesquisas de boca de urna apontavam, dados que tanto o governo como a oposição, a imprensa e a comunidade internacional deram como certos nas 24 horas posteriores à votação de domingo devido ao atraso da contagem oficial.
O segundo lugar ficou com o empresário conservador Samuel Doria Medina, com 25,07% dos votos, e o ex-presidente Jorge Quiroga terminou em terceiro, com 9,44%. O ex-prefeito de La Paz Juan del Granado teve 2,81% e o líder indígena Fernando Vargas 2,79%.
Segundo o TSE, que foi criticado pelas autoridades e por observadores internacionais pela lentidão da apuração, as atas computadas nesta quarta-feira somam 24.685 de um total de 27.403.
O triunfo abre para Morales e seu vice-presidente, Álvaro García Linera, as portas de um terceiro mandato consecutivo para o período 2015 a 2020. Ao fim do mandato, terão governado a Bolívia por 14 anos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.