Ex-candidato presidencial Plínio de Arruda Sampaio morre aos 83 anos
São Paulo, 8 jul (EFE).- O ex-candidato presidencial Plínio de Arruda Sampaio morreu nesta terça-feira em São Paulo aos 83 anos, informou o Hospital Sírio Libanês, onde era tratado de um câncer ósseo.
Plínio foi candidato à presidência pelo PSOL nas eleições de 2010, sem ter obtido nem 1% dos votos nesse pleito, nos qual a atual presidente, Dilma Rousseff, venceu no segundo turno.
Ligado à Igreja Católica, Plínio ingressou na política na década de 1950 e foi eleito pela primeira vez deputado em 1962, pelo já extinto Partido Democrata Cristiano (PDC).
Após o golpe militar que em 1964 instalou uma ditadura no país até 1985, perdeu a cadeira e se viu obrigado a exilar-se no Chile e posteriormente nos Estados Unidos.
Plínio retornou ao Brasil em 1976, durante o início da abertura política, e em 1980 participou da fundação do PT junto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Indignado com escândalos de corrupção que explodiram no PT em 2005, durante o primeiro mandato de Lula, abandonou o partido e se filiou ao PSOL. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.