Ex-chefe do Estado-Maior durante a guerra civil no Burundi é assassinado

  • Por Agencia EFE
  • 15/08/2015 13h18
  • BlueSky

Nairóbi, 15 ago (EFE).- O ex-coronel do Exército do Burundi e chefe do Estado-Maior durante a guerra civil (1993-2005) Jean Bikomagu foi assassinado em seu carro por um grupo de homens armados quando voltava para casa na manhã deste sábado.

Por volta das 12h local (7h, em Brasília), Bikomagu retornava para casa após participar de uma missa com sua filha e, justo quando atravessava a porta principal do recinto, um grupo de homens armados abriu fogo contra seu carro, matando o ex-coronel e ferindo sua filha, segundo o portal “Iwacu”.

Em 1993, Jean Bikomagu, de etnia tutsi, participou do golpe de estado para derrubar o primeiro presidente eleito de forma democrática no Burundi após uma ditadura militar de 26 anos, o hutu Melchior Ndadaye, cujo assassinato levaria a uma longa guerra civil que deixou mais de 300 mil mortos.

O assassinato de Bikomagu ocorre menos de duas semanas depois que o ex-chefe de Inteligência do Burundi e homem de confiança do presidente Nkurunziza, Adolphe Nshimirimana, morreu depois que seu veículo foi atacado com um projétil na capital do país.

Um dia depois, um dos ativistas mais críticos ao governo do Burundi e especialmente a Nshimirimana, Pierre Claver Mbonimpa, ficou gravemente ferido em 3 agosto após um tiroteio em Bujumbura e teve que viajar para Bélgica para se recuperar.

Após meses de disputas e negociações, em 21 de julho foram realizadas as polêmicas eleições presidenciais que acabariam certificando o terceiro mandato de Nkurunziza, mas cujos resultados não foram reconhecidos pela comunidade internacional pela falta de garantias.

A onda de protestos, que levaram inclusive a uma tentativa de golpe de estado contra Nkurunziza em maio, e a dura repressão posterior obrigou a vários ativistas e jornalistas a deixar o país por segurança, razão que em conjunto forçou ao exílio a mais de 160 mil burundineses. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.