Ex-embaixador pede “medidas drásticas” para tirar comércio exterior da “ladeira abaixo”

  • Por Denise Campos de Toledo/ Jovem Pan
  • 04/11/2014 20h25
Cresce exportação de grãos por contêineres pelo Porto de Paranaguá. Foto: Divulgação Imprensa/ GEPR Exportação

Em entrevista a Denise Campos de Toledo, o embaixador Rubens Barbosa, presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex) da Fiesp, analisou a importância do comércio exterior para a economia brasileiro e pediu urgentes investimentos e drásticas mudanças políticas na área.

“O comércio exterior brasileiro está ladeira abaixo. Será muito difícil reverter essa situação se medidas drásticas não forem tomadas”, afirmou.

Para o presidente do conselho da Fiesp, não é só a área agrícola que enfrenta dificuldades, mas também a área da indústria e dos manufaturados.

Disse ainda Rubens Barbosa: “Nós precisamos de uma nova política de comércio exterior, que seja atualizada, veja as mudanças que estão acontecendo no mundo, que não seja ideologizada, para comercializar com todos os países do mundo e nós não fiquemos restritos ao Mercosul”.

O embaixador avalia que “o comércio exterior é um dos motores do crescimento econômico e da geração de empregos”. Barbosa diz que o comércio exterior foi o motor do crescimento brasileiro por “20, 30 anos”, mas hoje é um “peso”.

“O Mercosul, por influência ideológica, está paralisado”, afirmou.

O Brasil teve um déficit em sua balança comercial de R$ 110 bilhões. A participação da indústria brasileira no PIB também tem caído.

Ouça a entrevista completa e mais detalhes no áudio acima.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.