Ex-juíza, apoiada pelo movimentos Ciudadanos, é nova prefeita de Madri
Madri, 13 jun (EFE).- A ex-juíza Manuela Carmena, de 71 anos, foi escolhida neste sábado a nova prefeita de Madri, apoiada por uma chapa formada por movimentos populares e de esquerda e com o respaldo dos socialistas (PSOE).
Carmena recebeu hoje 29 dos 57 votos do plenário da prefeitura de Madri, formada hoje, assim como os outros 8.100 municípios em toda Espanha, após as eleições de 24 de maio.
Embora a lista mais votada nas eleições tenha sido encabeçada por Esperanza Aguirre (PP, centro-direita), que alcançou 21 vereadores, a candidatura de Carmena, Agora Madri, somou 20, que fizeram maioria ao se somar aos nove dos socialistas.
O PP governava a cidade de Madri, de 3,2 milhões de habitantes, desde 1991.
Carmena foi advogada trabalhista nos anos 70 e depois juíza de vigilância penitenciária. Seu resultado eleitoral foi uma das grandes surpresas das eleições de maio, já que as pesquisas apontavam uma vitória mais folgada de Aguirre.
A ex-juíza liderou uma candidatura com representantes do movimento Ciudadanos, surgidos dos “indignados” contra a política tradicional, assim como de ecologistas e militantes da esquerda. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.