Ex-locutor da BBC é condenado a 13 anos de prisão por abuso de menores
Londres, 16 dez (EFE).- O ex-locutor da emissora de rádio britânica “BBC” Rádio 1, Chris Denning, foi condenado nesta terça-feira a 13 anos de prisão por ter abusado sexualmente de menores durante três décadas.
O juiz considerou Denning, de 73 anos, culpado de ter cometido ataques “inapropriados e depravados” a 24 menores, com idades que variavam entre nove e 16 anos, desde os anos 60 até a década de 80.
Denning foi condenado dois anos depois de explodir no Reino Unido o escândalo de Jimmy Savile, apresentador da “BBC”, morto em 2011, que abusou de mais de 200 crianças e adultos durante mais de meio século.
Segundo o juiz Alistair McCreath, Denning utilizou sua “aura” de celebridade para abusar de crianças, e um dos crimes chegou a ser cometido na casa de Savile.
Em uma sessão acompanhada por 12 das vítimas do antigo apresentador, o magistrado relatou como Denning começou a abusar em 1967, mesmo ano em que estreou na rádio da “BBC”.
O antigo locutor musical utilizava Savile, uma celebridade na televisão, para ganhar a confiança das crianças, e anos mais tarde abriu uma rede de lojas de viodegame, onde também captava suas vítimas.
“Você se utilizou de sua fama, sua proximidade com outras celebridades conhecidas e notórias, tua familiaridade com a indústria da música, assim como de computadores, jogos e dispositivos que possuía para ganhar a confiança e admiração das crianças”, relatou o juiz.
O antigo apresentador dava álcool e drogas aos menores, e em algumas ocasiões chegou a oferecer dinheiro para abusar delas.
Durante o processo, as vítimas descreveram como Denning mostrava pornografia e comprava presentes antes de abusá-las. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.