Ex-magnata russo Mikhail Khodorkovski chega na Suíça

  • Por Agencia EFE
  • 05/01/2014 17h39

Genebra, 5 jan (EFE).- O ex-magnata russo Mikhail Khodorkovski, posto em liberdade no último dia 20 após passar dez anos na prisão, chegou neste domingo a Suíça, país que concedeu visto de três meses e onde estudam seus filhos, segundo comunicado divulgado pela família.

“O propósito da visita é familiar. Ele e sua mulher acompanham os filhos, que voltam para o colégio suíço”, informou em nota a agência de comunicação “Creafactory”, em nome da família.

Khodorkovski viajou de trem para o país vindo de Berlim, onde iniciou os trâmites para obtenção do visto em 24 de dezembro, quatro dias após ser posto em liberdade na Rússia.

Segundo comunicado, o ex-magnata não decidiu ainda em que cidade residirá nestes meses, nem se tentará permanecer no país de forma permanente.

“Mikhail Khodorkovski agradece as posições de princípio adotadas pelas autoridades suíças ao longo dos muitos anos de sua injusta prisão. As autoridades judiciais suíças, em seguida, reconheceram a natureza política de seu encarceramento”, indica a nota.

Khodorkovski deixou no dia 20 a penitenciária na Rússia na qual estava preso por acusações de crimes financeiros à frente da companhia petrolífera Yukos, da qual era dono e que o tinha transformado no homem mais rico do país.

Sua libertação, poucos meses antes de completar sua pena, foi possível por um indulto que concedido pelo presidente russo, Vladimir Putin, por razões humanitárias.

Segundo a imprensa suíça, a esposa de Khodorkovski, Inna, tem uma casa em Genebra, onde várias de suas companhias, incluindo a Yukos, tinham operações.

A Suíça não faz parte da União Europeia, mas do espaço Schengen, integrado por 26 países entre os quais há livre circulação de pessoas, como a Alemanha. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.