Ex-ministra da Romênia é presa acusada de corrupção

  • Por Agencia EFE
  • 11/02/2015 19h30

Bucareste, 11 fev (EFE).- A ex-candidata à presidência e ex-ministra de Turismo da Romênia Elena Udrea foi presa acusada de envolvimento em vários casos de corrupção, anunciou nesta quarta-feira a Alta Corte de Cassação e Justiça.

Elena enfrenta acusações de tráfico de influência e lavagem de dinheiro em uma suposta cobrança de subornos milionários na compra de programas de computador à empresa Microsoft, escândalo pelo qual estão sendo investigados outros nove antigos ministros.

A política, de 41 anos e deputada pelo conservador Partido Movimento Popular, teve sua imunidade retirada pelo parlamento na última segunda-feira.

Ontem, a Promotoria interrogou à ex-ministra por dez horas, que depois foi conduzida a uma delegacia, onde passou a noite à espera de decisão judicial sobre sua detenção definitiva.

Elena é acusada de ter posto em seu nome entre 2009 e 2013 imóveis adquiridos por vários empresários, entre eles seu ex-marido, com o dinheiro recebido por sua intermediação para que o governo comprasse licenças de software para escolas.

Os contratos suspeitos incluem um acordo de licenças de produtos da Microsoft, selado pelo governo romeno e o grupo germânico-japonês Fujitsu Siemens Computers, companhia que se apresentava como seu único distribuidor. Calcula-se que o Estado acabou pagando uma sobretaxa de 40% no valor destes produtos.

Muito próxima ao ex-presidente Traian Basescu, ela foi ministra de Turismo entre 2008 e 2009 e do Desenvolvimento Regional entre 2009 e 2012. Concorreu às eleições presidenciais em novembro do ano passado.

A Promotoria a acusa também de abuso de poder e tentativa de mal uso de fundos europeus. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.