Ex-ministro de Finanças de Hosni Mubarak é detido pela Interpol em Paris
Cairo, 14 abr (EFE).- A Interpol deteve nesta segunda-feira em Paris o egípcio Youssef Boutros-Ghali, ministro das Finanças durante o regime do ex-presidente Hosni Mubarak, sobre quem pesava uma ordem internacional de detenção, informaram os meios de comunicação oficiais do Egito.
Gali foi detido horas após deixar Londres, onde supostamente residiu nos últimos anos, e agora as autoridades estudam sua possível extradição ao Egito, segundo a agência oficial “Mena”.
Em junho de 2011, um tribunal penal condenou Gali, à revelia, a 30 anos de prisão por tráfico de influência, abuso de autoridade e enriquecimento ilícito.
O Egito tinha reivindicado no passado ao Reino Unido a extradição de Gali, sobrinho do ex-secretário geral da ONU, Butros Butros Gali, mas as autoridades britânicas sempre rejeitaram o pedido sob o argumento que se encontrava em estudo.
O ministro do Interior egípcio, Mohammed Ibrahim, foi informado da detenção e encarregou a um de seus ajudantes o acompanhamento do processo de sua entrega ao Egito, acrescentou a “Mena”.
O diretor da Interpol no Egito, Magdi al Shafai, declarou em entrevista à emissora de televisão privada egípcia “Al-Hayat” que Gali foi detido no aeroporto parisiense Charles de Gaulle.
Shafai explicou que existe um acordo de extradição entre França e Egito, motivo pelo que seu país “tomará as medidas necessárias” para que o ex-ministro seja repatriado. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.