Ex-ministro francês supera Sarkozy na preferência do eleitorado no país

  • Por Agencia EFE
  • 18/10/2014 05h17

Paris, 18 out (EFE).- O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy aparece atrás do ex-ministro das Relações Exteriores Alain Juppé, com quem disputa a presidência do partido conservador UMP, em uma pesquisa divulgada neste sábado.

O levantamento, realizado entre 14 e 16 de outubro pelo Instituto Ifop, revela que, embora Sarkozy se mantenha como favorito entre simpatizantes de direita e do próprio partido, Juppé o supera no conjunto total dos entrevistados.

Seis entre cada dez pessoas disseram que acham que o ex-ministro tem “jeito” de presidente e o consideram simpático, índice maior do que o obtido por Sarkozy na pesquisa.

Para 50% dos entrevistados, Juppé quer “realmente” mudar as coisas, cumpre com o prometido (13% a mais que Sarkozy), é honesto (13% de vantagem) e, por isso, supera o seu rival de partido em questões nas quais, a princípio, o ex-presidente registrava melhor resultado.

A situação se inverte, no entanto, entre militantes da UMP e aqueles que se declaram como de direita, que escolherão em eleições primárias qual será o candidato do partido para a disputa presidencial de 2017.

Nesse grupo, Sarkozy registra entre 17 e 20 pontos percentuais a mais do que Juppé em aspectos como estatutra presidencial, vontade de mudar as coisas e a compreensão dos problemas da rua. O ex-presidente só perde quando o quesito é honestidade.

Sarkozy anunciou sua volta à política no último dia 19 de setembro, após meses de expectativa e rumores sobre seu futuro. Ele justificou seu retorno por causa da “desesperança” que tem sentido entre seus compatriotas nos últimos dois anos e sua intenção de reverter essa situação. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.