Ex-presidente chileno pede que América Latina fale “com uma só voz”

  • Por Agencia EFE
  • 20/03/2014 21h23

São Paulo, 20 mar (EFE).- O ex-presidente chileno Ricardo Lagos pediu nesta quinta-feira aos países da América Latina a “falar com uma só voz” no processo de transformação econômica e social que está acontecendo em nível mundial.

Durante a conferência “Os desafios para a América Latina no século 21”, pronunciada na Universidade de São Paulo (USP), Lagos rejeitou a divisão estabelecida na região entre o Atlântico e o Pacífico, e defendeu um discurso único entre ambas partes.

“Se a força do comércio mundial está passando entre o Atlântico e o Pacífico e nós estamos entre ambos oceanos, então temos algo a dizer nesta mudança de época que está acontecendo no planeta”, afirmou.

Lagos, que entregou o poder a Michelle Bachelet quando a atual presidente ganhou pela primeira vez as eleições para o período 2006-2010, defendeu a realização de uma reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) antes da cúpula do G20 para firmar um olhar comum sobre “grandes temas”.

“Se existe o grupo dos G20 para discutir temas globais, e nele estão Brasil, Argentina e México, por que não juntamos a Celac e temos um olhar comum?”, questionou durante a conferência, na qual também esteve presente o titular da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), Enrique Iglesias, que entregará o cargo no próximo mês.

Durante a conferência, o ex-mandatário ressaltou que o desafio da América Latina não é só internacional, mas também nacional, já que, segundo sua opinião, terminou um ciclo e começou outro que deve estar centrado em como dar resposta às reivindicações sociais e na redistribuição da renda.

“A receita bem-sucedida de ontem deixa de ser para enfrentar as demandas de hoje”, comentou.

Lagos também aproveitou sua visita a São Paulo para se reunir hoje com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem conversou sobre as perspectivas de integração latino-americana, segundo informou o Instituto Lula. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.