Ex-presidente da Bolívia diz que venezuelanos “despertaram” e critica Maduro
Cleyton Vilarino.
Foz do Iguaçu, 26 jun (EFE).- O ex-presidente da Bolívia Jorge Quiroga afirmou nesta sexta-feira, em Foz do Iguaçu, que a política venezuelana mudará depois das eleições legislativas previstas para dezembro porque o “povo despertou”.
Quiroga, que está no Brasil para participar do 6º Fórum Mundial do Meio Ambiente, disse à Agência Efe que o dirigente opositor Leopoldo López também “acordou” e confia que a população “saia do marasmo para que o mundo abra os olhos sobre o que está ocorrendo na Venezuela”.
Na opinião de Quiroga, que foi presidente da Bolívia entre 2001 e 2002, Nicolás Maduro chegou ao poder “se agarrando à figura de Hugo Chávez”, uma estratégia que não funcionará para o próximo pleito.
O ex-presidente boliviano destacou as dificuldades sofridas pela Venezuela, que sofre com a queda do preço do petróleo e as intervenções no câmbio que “destroçaram a economia”.
“Todas as pesquisas indicam um desgaste enorme do governo. A falta de dólares para importar comida, alimentos e remédios, além da inflação e insegurança galopantes, fazem com que a população sinta as consequências e vote contra isso”, indicou Quiroga.
O político boliviano não descartou uma reação de Maduro perante uma possível derrota eleitoral. Para ele, presidente venezuelano ficará “desesperado” e “usará artimanhas, fraudes e agitará um conflito externo com a Guiana ou com a Colômbia para gerar uma distração”.
Sucessor do falecido ditador Hugo Banzer Suárez, Quiroga é hoje uma das principais vozes da direita boliviana e um ferrenho crítico do chavismo. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.