Ex-presidente da Câmara de Comércio dos EUA é expulso da Rússia
Moscou, 6 jun (EFE).- As autoridades russas expulsaram do país neste sábado Scott Blacklin, ex-presidente da Câmara de Comércio dos Estados Unidos na Rússia, depois que um tribunal o considerou culpado de violar a lei migratória russa.
“O cidadão estrangeiro foi acompanhado até o ponto fronteiriço no aeroporto de Nizhni Novgorod (420 quilômetros ao leste de Moscou) e entregue à Guarda de Fronteiras”, informou à agência “Interfax” o serviço de agentes judiciais russo.
Pouco depois, o ex-presidente da Câmara de Comércio americana na Rússia voou a Helsinque em um voo das companhias aéreas finlandesas Finnair.
Blacklin foi retido em Nizhni Novgorod no último dia 20 de maio pelo Serviço Federal de Imigração russo acusado de entrar no país com uma finalidade distinta à que tinha declarado ao solicitar o visto.
Aparentemente, o americano tinha intenção de participar de uma conferência sobre novas tecnologias, enquanto tinha declarado que o objetivo de sua viagem era ministrar uma aula magistral aos estudantes de uma das universidades de Nizhni Novgorod.
Um tribunal da cidade lhe considerou culpado de cometer duas faltas administrativas no transcurso de um ano e resolveu expulsá-lo imediatamente do país.
Já em maio de 2014, outro juizado de Nizhni Novgorod havia ordenado a expulsão de Blacklin da Rússia. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.