Ex-presidente do BNDES diz que desemprego está baixo por falta de oferta de vagas no país

  • Por Jovem Pan
  • 23/05/2014 11h08

O ex-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) Luiz Carlos Mendonça de Barros criticou nesta sexta-feira (23) a atual política econômica do governo e afirmou que a falta de oferta de emprego no mercado é que resulta na taxa de desocupação de 4,9%, nível considerado baixo pelo governo.

“O que é taxa de desemprego baixa? É problema de oferta do mercado de trabalho. Você pode olhar do ponto de vista do sucesso… Ela tem uma componente séria que está ligada à inflação. (…) Nós temos uma situação clássica que após um longo ciclo de crescimento econômico de desequilíbrio de oferta e procura”, explicou.

Barros, que também é ex-ministro das Comunicações, contou ainda, em entrevista ao Jornal da Manhã, que o presidente erro cometeu um “grande erro” ao usar o cenário internacional favorável à economia brasileira para incentivar o consumo e poupar o investimento.

“Só que a coitada da Dilma, quando tomou posse… Eu sempre dou a imagem, a laranja chupada, o caldo tinha sido todo chupado… Ela não percebeu isso nos primeiros dois ou três anos, teve uma política econômica que agravou os problemas e, agora, nós estamos nessa situação”, avaliou.

Ainda de acordo com Barros, a única maneira de melhorar as contas fiscais do país e alcançar o equilíbrio é apostar no investimento privado e realocar os gastos do governo. O antigo presidente do BNDES ressaltou também o crescimento da formalização do trabalho como um ganho para o Brasil nos últimos anos.

Ouça a entrevista completa no áudio com a editora de economia da JOVEM PAN, Denise Campos de Toledo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.