Ex-presidente do Tribunal de Justiça é o novo secretário de Educação de Alckmin

  • Por Jovem Pan
  • 22/01/2016 11h42
Antônio Carreta / TJSP José Renato Nalini

O governador Geraldo Alckmin confirmou que José Renato Nalini será o novo secretário de Educação do estado de São Paulo.

Nalini deixou a presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo no final do ano passado por aposentadoria compulsória ao completar 70 anos. Ele também já foi presidente da Academia Paulista de Letras e é professor universitário.

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-Campinas em 1971 e com doutorado na USP, foi do Ministério Público paulista e atuou como desembargador e corregedor. Escreveu livros sobre Direito, formação de juízes e Etica.

Reforma na Educação

O antigo secretário, Herman Voorwald pediu para deixar a pasta logo após Alckmin revogar a reorganização das escolas estaduais, projeto encabeçado e defendido por ele, após várias semanas de protestos, ocupações de vários colégios por estudantes e desgaste político. Voorwald saiu em 4 de dezembro de 2015.

O polêmico projeto queria agrupar os alunos por faixas etárias e previa o fechamento – ou a utilização para outros fins – de 94 escolas. Cada colégio receberia apenas estudantes de um dos ciclos básicos do ensino: Ensino Fundamental 1, de 6 a 10 anos de idade, em média, Ens. Fundamental 2, de 11 a 14 anos, e Ensino Médio, com alunos de 15 a 17 anos.

A justificativa era de que a medida traria benefícios pedagógicos, aumentando a qualidade da educação, melhorando os indicadores e facilitando a gestão dos colégios que iriam aderir à mudança. O governo chegou a informar os pais dos alunos do Estado a respeito das novas escolas onde seus filhos estudariam em 2016.

A pressão, porém, fez Alckmin adiar o projeto. O governador ainda pretende implementá-lo, mas prometeu que iria dialogar mais com os pais e ouvir as demandas dos estudantes das escolas estaduais.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.