Ex-presidente Fujimori é hospitalizado para avaliações médicas

  • Por Agencia EFE
  • 09/05/2014 20h31

Lima, 9 mai (EFE).- O ex-presidente peruano Alberto Fujimori foi transferido nesta sexta-feira da penitenciária para uma clínica em Lima para passar por diversos exames médicos, informou à imprensa local o diretor da Clínica La Luz, Luis Oré.

“Foi hospitalizado nesta clínica o senhor engenheiro Alberto Fujimori por indicação e solicitação dos médicos do INPE (Instituto Nacional Penitenciário) para ser avaliado em diferentes especialidades como urologia e cardiologia, e (para que faça) exames auxiliares como ressonância magnética, ecografias e muitos outros, assim como exames de sangue”, informou Oré.

Fujimori cumpre pena de 25 anos de prisão pela autoria mediata de 25 assassinatos e dois sequestros durante seu governo (1990-2000), além de ter penas menores por corrupção. Oré afirmou que Fujimori, de 75 anos, se encontrava “estável”.

“O que vamos fazer pode durar um ou dois dias. Não sabemos (quanto tempo permanecerá internado), isso será de acordo com os resultados”, sustentou.

Fujimori se apresentou na manhã desta sexta-feira na audiência da Quarta Sala Penal Liquidadora de Lima pelo desvio de fundos das Forças Armadas ao Serviço Nacional de Inteligência, com o objetivo de comprar a linha editorial de jornais sensacionalistas em apoio a sua reeleição em 2000.

Em junho do ano passado, o presidente peruano, Ollanta Humala, negou a Fujimori o indulto humanitário ao acolher as recomendações de uma comissão que aprecia o caso que concluiu que o ex-mandatário não apresenta uma doença terminal ou transtornos mentais graves. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.