Ex-presidentes mexicano e boliviano criticam propostas de Trump
Querétaro (México), 20 ago (EFE).- Ex-presidentes de México e Bolívia, respectivamente, Vicente Fox e Jorge Quiroga participaram nesta quinta-feira da Expogas, na cidade mexicana de Querétaro, evento no qual endossaram o coro das personalidades da América Latina que criticam duramente as polêmicas propostas do pré-candidato republicano à Casa Blanca Donald Trump.
Após a inauguração do evento, ao ser perguntado pela Agência Efe sobre o controverso candidato, Fox disparou: “peixe morre pela boca, e neste caso morre politicamente”.
“O que Trump está falando está prejudicando, acima de tudo, os Estados Unidos, atacando suas próprias instituições, atacando suas próprias políticas públicas”, lamentou.
Já Quiroga disse que as declarações do político são “absurdas” e que Trump é “um senhor profundamente racista”.
“Ele é racista e sua campanha é uma triste forma de tentar chamar a atenção por esse caminho. Ele ganha dinheiro colocando seu nome no que produz. O que ele faz é promover seu nome”, enfatizou Quiroga, que considerou que são muito baixas as possibilidades de o pré-candidato republicano ganhar a disputa para a presidência dos Estados Unidos.
O ex-presidente boliviano lembrou que, no passado, quando muros, como o de Berlim eram erguidos, os Estados Unidos pediam para que fossem derrubados, e esse pensamento contradiz a fala do milionário.
O magnata americano revelou no domingo passado que, caso vença as eleições em 2016, um de seus projetos é deportar mais de 11 milhões de imigrantes ilegais e construir um muro na fronteira com o México, que deverá ser pago pelos mexicanos. Além disso, ameaçou embargar o envio de “salários ilegais” dos imigrantes, caso o México se negue a cooperar com a construção do muro.
A postura de Trump sobre o tema, que parece ser um eixo central de sua campanha há algum tempo, causou indignação na América Latina e entre os hispânicos que vivem nos Estados Unidos.
A Expogas reúne mais de 80 expositores e mais de 20 conferencistas. O evento é organizado pela Associação Mexicana de Fornecedores de Postos de Combustíveis (AMPES), que conta com 54 empresas no México, um país que tem 11.500 postos. EFE
pbdm-rac/cdr/id
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.