Ex-primeiro-ministro da ANP dirigirá governo de unidade palestino

  • Por Agencia EFE
  • 22/05/2014 11h14

Gaza, 22 mai (EFE).- O partido nacionalista Fatah e o movimento islamita Hamas fizeram um acordo para que o ex-primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP) Rami Hamdala seja o chefe do governo tecnocrata de reconciliação nacional.

Segundo o site da agência oficial de notícias local “RAI”, controlada pelo Hamas, ambos os grupos já aceitaram que Hamdala dirija um gabinete de 15 ou 16 ministros sem afiliação política.

“Fatah e Hamas concordaram em designar Hamdala como primeiro-ministro de um governo transitório de unidade formado por tecnocratas que verá a luz muito em breve”, explicou a agência sem dar detalhes.

A fonte se limitou a dizer que Azzam al-Ahmad, comissário do presidente da ANP, Mahmoud Abbas, para a reconciliação palestina, “chegará no domingo a Gaza para fechar as negociações e anunciar o nome dos ministros”.

A escolha de Hamdala será revelada apenas alguns dias depois que foi informado que Abbas havia recebido uma lista escrita com 30 nomes de possíveis membros para uma equipe que terá duas funções principais: melhorar as condições de vida da empobrecida Gaza e preparar as eleições.

O conflito entre as duas principais facções palestinas remonta a 2006, data em que o Hamas venceu as eleições e sua vitória não foi reconhecida nem pelo Fatah nem pela comunidade internacional.

Meses depois, milícias do Hamas expulsaram à força seus colegas do Fatah em Gaza, território que ficou sob ferrenho ataque militar israelense.

Os dois grupos chegaram a um acordo de reconciliação em 2012, em Doha, que não foi aplicado.

Em 23 de abril, em pleno colapso da negociação entre palestinos e israelenses, Hamas e Fatah selaram o atual acordo de unidade, com a tarefa de formar um governo conjunto em um prazo de cinco semanas e convocar eleições gerais para o início de 2015. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.