Ex-primeiro-ministro Gordon Brown vota na cidade de North Queensferry

  • Por Agencia EFE
  • 18/09/2014 09h42

Edimburgo (R.Unido), 18 set (EFE).- O ex-primeiro-ministro do Reino Unido Gordon Brown votou nesta quinta-feira na cidade de North Queensferry, no região de Fife, na Escócia, para o histórico referendo sobre a independência do país.

Escocês de origem e com uma cadeira no parlamento britânico pelo colégio eleitoral de Kirkcaldy e Cowdenbeath, o ex-chefe do governo depositou o voto no início da manhã, segundo a imprensa britânica.

Brown foi um dos partidários mais ativos e empenhados da campanha a favor do “não” à independência da Escócia nos últimos dias que antecederam o referendo.

Defensor da ideia de que a Escócia deve continuar sendo parte do Reino Unido, o ex-primeiro ministro britânico insistiu durante a semana que “uma maior devolução de poderes ao invés da separação é a melhor mudança” para os escoceses.

Segundo Brown, que foi também ministro de Finanças durante o governo de Tony Blair, haverá um parlamento escocês “mais forte” e a região continuará a se beneficiar como sendo parte do Reino Unido, o que contribui bastante quando se trata de assuntos como defesa e segurança, moeda e repartição de recursos com Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte”.

Os colégios eleitorais na Escócia abriram às 7h da manhã desta quinta-feira (3h no horário de Brasília) para a votação sobre a independência da região. As últimas enquetes apontam um equilíbrio entre as duas opções.

Quase 4,3 milhões de residentes na Escócia, maiores de 16 anos, terão que decidir nas urnas se acreditam que o país deveria ser independente do Reino Unido. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.