Ex-secretário da Receita também é alvo da Zelotes

  • Por Estadão Conteúdo
  • 09/05/2016 10h37
Brasília - A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje (25) a 6ª fase da Operação Zelotes. Os policiais estão nas ruas para cumprir 20 mandados de condução coercitiva, quando a pessoa é levada à delegacia para prestar depoimento e, em seguida, é liberada; e 18 de busca e apreensão, além de duas oitivas autorizadas judicialmente no Complexo da Papuda, em Brasília. (Marcello Casal Jr/Agência Brasil) Marcello Casal Jr/Agência Brasil Polícia Federal

A Polícia Federal e o Ministério Público pediram à Justiça Federal mandado de condução coercitiva contra o ex-secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, na nova etapa da Operação Zelotes, deflagrada nesta segunda-feira (9). Nesta fase também foi levado a depor o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega.

O então conselheiro do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), Valmar Fonseca de Menezes, suspeito de receber propina em troca de atuar para anular débito da empresa Cimento Penha, era ligado a Cartaxo e conhecido entre os auditores como o “carregador de pasta” do ex-secretário, que já presidiu o Carf. A Cimento Penha é de propriedade de Victor Sandri, amigo de Mantega.

O ex-conselheiro Valmar Menezes também foi alvo de mandado de condução coercitiva. Além da PF e do MPF, a Receita também participa das investigações.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.