Exame de ebola realizado no Japão em jornalista canadense da negativo

  • Por Agencia EFE
  • 27/10/2014 23h58

Tóquio, 28 out (EFE).- O teste de ebola realizado em um jornalista canadense que chegou com febre no aeroporto de Tóquio vindo da Libéria deu resultado negativo, mas o paciente permanecerá em quarentena por precaução, anunciou nesta terça-feira (data local) o Ministério da Saúde japonês.

O jornalista, de 45 anos, aterrissou ontem no aeroporto Haneda, de Tóquio, onde as autoridades decidiram hospitalizá-lo e submetê-lo a exames de ebola depois que detectaram 37,8 graus de temperatura corporal no passageiro, mesmo sem que ele tivesse se queixado de qualquer sintoma.

O cidadão canadense chegou ao Japão, em um voo com escalas na Europa, depois de passar dois meses na Libéria, disse um porta-voz do Ministério da Saúde à agência “Kyodo”.

O jornalista permanecerá em isolamento e em observação durante mais três dias no Centro Nacional de Medicina Global do distrito de Shinjuku, nos arredores de Tóquio, já que, apesar de não ter desenvolvido sintomas da doença, o vírus poderia ainda estar em fase de incubação, segundo essa mesma fonte.

As autoridades sanitárias do Japão começaram, na última sexta-feira, a fazer exames em todos os viajantes que entram no país vindos da África Ocidental, onde explodiu o surto de ebola.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou no último dia 25 que os casos de ebola, que tem um período de incubação de três semanas, superaram os 10 mil em oito países, dois dos quais, Nigéria e Senegal, foram recentemente declarados livres da doença.

Do total de 10.141 infectados, 4.922 morreram, segundo os últimos dados divulgados pela OMS sobre a situação da epidemia de ebola. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.