Exército captura líder das Farc acusado de atentados no sul da Colômbia

  • Por Agencia EFE
  • 01/01/2015 21h11
  • BlueSky

Bogotá, 1 jan (EFE).- O exército da Colômbia capturou no sul do país um líder das Farc conhecido como “Richard”, segundo comandante da companhia “Ayiber Gonzáles”, acusado de comandar atentados terroristas na região, informaram nesta quinta-feira fontes militares.

Em uma operação realizada ontem em uma zona rural do município de Algeciras, no departamento de Huila, também foi detido um integrante das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) conhecido como “James”, que fazia parte da segurança do chefe guerrilheiro.

O exército acrescentou em um comunicado que os rebeldes disparam contra a tropa para permitir a fuga de “Richard”, codinome de Carlos Andrés Bustos Cortez, que foi ferido e levado para o Hospital Universitário de Neiva, capital departamental.

Segundo as autoridades, “Richard” é especialistas em explosivos, franco-atirador e cometeu atentados contra ônibus, comerciantes e instalações elétricas.

Além disso, é acusado de liderar atentados contra postos da polícia da região e da morte de pelo menos oito agentes durante estas ações.

Em Havana, sede dos diálogos entre o governo colombiano e as Farc, a delegação da organização disse ontem que o Executivo realiza operações militares “provocadoras” para criar “situações” que podem pôr em perigo a trégua unilateral e indefinida iniciada pela guerrilha em 20 de dezembro.

O Centro de Recursos para a Análise de Conflitos (Cerac), que estuda na Colômbia o conflito armado, disse que nos primeiros 11 dias de trégua as Farc não foram alvo de ofensivas militares.

Ao anunciar o cessar-fogo unilateral e indefinido em 17 de dezembro, a guerrilha condicionou a trégua a suas unidades não serem atacadas pelas tropas.

O ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, afirmou que o exército manterá sua atividade neste ano para “proteger o povo colombiano” e “perseguir quem atentar contra a tranquilidade, a vida e a paz”. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.