Exército da RDC mata pelo menos 15 rebeldes no leste do país

  • Por Agencia EFE
  • 28/08/2014 14h44

Kinshasa, 28 ago (EFE).- Pelo menos 15 membros do grupo rebelde congolês Maï-Maï Yakutumba morreram nesta quinta-feira em combates com o Exército regular da República Democrática do Congo (RDC) na província de Kivu Sul, no leste do país.

“Os confrontos foram duros, mas fomos capazes de derrotar o inimigo, embora tenhamos perdido um de nossos oficiais da Marinha”, disse à Agência Efe o porta-voz das Forças Armadas da RDC (FARDC), o general Jean Richard Kassonga.

Durante a batalha, travada nas localidades de Lubomo e de Mwayenga, ambas situadas na região de Fizi, as FARDC abateram duas embarcações rebeldes no lago Tanganica, as quais estavam carregadas de armas, munição e alimentos.

Kassonga explicou que, durante os combates, as forças governamentais conseguiram matar um líder rebelde conhecido como Dragila.

Segundo as FARDC, os rebeldes utilizavam lanchas de grande velocidade, todas equipadas com armas, para roubar os viajantes que cruzavam o lago em diferentes embarcações.

Desde o último mês de maio, os confrontos entre as forças armadas e os rebeldes geraram mais de 5 mil deslocados em Fizi.

A vitória do Exército sobre os Maï-Maï Yakutumba em Lubomo e Mwayenga poderia trazer paz à região, o que facilitaria as atividades dos pequenos comerciantes e dos pescadores no lago Tanganica, além de contribuir para o desenvolvimento da região.

Formado em 2007, a partir de uma cisão do grupo guerrilheiro Maï-Maï, o Maï-Maï Yakutumba, que acrescentou o nome do movimento matriz ao sobrenome de seu general fundador, é um dos múltiplos grupos que operam no leste da RDC.

A RDC está imersa em um frágil processo de paz após a segunda guerra do Congo (1998-2003), que envolveu vários países africanos, e possui 19 mil soldados da ONU em seu território. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.