Exército da Turquia afirma ter matado 90 guerrilheiros curdos do PKK

  • Por Agencia EFE
  • 19/09/2015 12h00

Ancara, 19 set (EFE).- O Exército da Turquia afirmou neste sábado ter matado cerca de 90 guerrilheiros do ilegal Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) em diferentes operações, informou a imprensa local.

Em um bombardeio realizado hoje no norte do Iraque, a Força Aérea turca afirma ter “eliminado” 55 rebeldes curdos, informa o jornal “Milliyet”, que cita fontes de segurança e de inteligência do país.

Aviões F-16 e F-4 2020 fizeram ataques contra bases do PKK na região de Sinat-Haftanin, no norte do país vizinho.

Segundo as fontes do jornal, os aviões destruíram cavernas, tendas camufladas, esconderijos especiais, assim como depósitos de logística e munição do PKK.

“A julgar pelas comunicações via rádio entre os rebeldes do PKK, informações de fontes locais e fotos feitas pelo ar, entre 55 e 60 terroristas foram eliminados”, afirma o “Milliyet”.

Por outro lado, a imprensa turca também informou sobre uma grande operação na província de Tunceli, no leste da Turquia, onde teriam morrido entre 30 e 35 integrantes do PKK.

Na mesma região, um grupo curdo sequestrou um suboficial do Exército em uma estrada.

As tensões entre a Turquia e o PKK cresceram muito nos últimos dois meses após o fim de um cessar-fogo no final de julho.

Desde então, morreram mais de 130 membros das diferentes forças de segurança turca e centenas de guerrilheiros em enfrentamentos e atentados promovidos pelo PKK. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.