Exército da Turquia afirma ter matado 90 guerrilheiros curdos do PKK
Ancara, 19 set (EFE).- O Exército da Turquia afirmou neste sábado ter matado cerca de 90 guerrilheiros do ilegal Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) em diferentes operações, informou a imprensa local.
Em um bombardeio realizado hoje no norte do Iraque, a Força Aérea turca afirma ter “eliminado” 55 rebeldes curdos, informa o jornal “Milliyet”, que cita fontes de segurança e de inteligência do país.
Aviões F-16 e F-4 2020 fizeram ataques contra bases do PKK na região de Sinat-Haftanin, no norte do país vizinho.
Segundo as fontes do jornal, os aviões destruíram cavernas, tendas camufladas, esconderijos especiais, assim como depósitos de logística e munição do PKK.
“A julgar pelas comunicações via rádio entre os rebeldes do PKK, informações de fontes locais e fotos feitas pelo ar, entre 55 e 60 terroristas foram eliminados”, afirma o “Milliyet”.
Por outro lado, a imprensa turca também informou sobre uma grande operação na província de Tunceli, no leste da Turquia, onde teriam morrido entre 30 e 35 integrantes do PKK.
Na mesma região, um grupo curdo sequestrou um suboficial do Exército em uma estrada.
As tensões entre a Turquia e o PKK cresceram muito nos últimos dois meses após o fim de um cessar-fogo no final de julho.
Desde então, morreram mais de 130 membros das diferentes forças de segurança turca e centenas de guerrilheiros em enfrentamentos e atentados promovidos pelo PKK. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.