Exército de Camarões afirma ter matado 15 membros de Boko Haram

  • Por Agencia EFE
  • 26/06/2014 16h08

Yaoundé, 26 jun (EFE).- O exército de Camarões disse nesta quinta-feira ter matado 15 membros da seita islamita nigeriana Boko Haram em confrontos armados com o grupo ocorridos ontem e hoje na cidade de Wambache, na fronteira com a Nigéria, segundo informou à Agência Efe o coronel Badjeck Didier.

“Os confrontos aconteceram perto da fronteira com a Nigéria”, detalhou o militar, que afirmou que as forças de segurança de Camarões detiveram há uma semana outros 45 terroristas de Boko Haram.

Camarões enviou no final de maio mil soldados da Brigada de Intervenção Rápida do Exército na fronteira com a Nigéria, onde atua o grupo fundamentalista.

O presidente camaronês, Paul Biya, parabenizou da Guiné Equatorial – onde participa da cúpula de chefes de Estado da União Africana – às Forças Armadas de seu país, que, segundo suas palavras, vão “de vitória em vitória” em sua luta contra o Boko Haram.

Há alguns anos, a seita islamita, que atua especialmente no norte da Nigéria, também se tornou uma ameaça para Camarões, onde cometeu ataques e sequestros após atravessar a fronteira que separa os dois países.

Os radicais causaram indignação mundial após sequestrarem em 14 de abril, em uma escola no estado nigeriano de Borno, mais de 200 meninas, muitas das quais continuam em paradeiro desconhecido.

Além de continuar com seus frequentes ataques e sequestros no nordeste da Nigéria, Boko Haram atacou recentemente vários lugares públicos onde centenas de nigerianos acompanhavam pela TV partidas da Copa do Mundo, causando dezenas de mortos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.